IFRJ-Campus Realengo inaugura espaço para descanso e sono

Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, 24 de Novembro de 2025.

O Campus Realengo do IFRJ, na Rua Professor Carlos Wenceslau (antiga Oliveira Braga), 343, inaugurou no dia 6 de novembro sua Sala de Descanso e Sono.  

A ideia da Sala de Descanso e Sono do IFRJ CReal nasceu de uma articulação do projeto de pesquisa Respira Realengo: Yoga para Saúde e Bem-estar com o grupo tutorial PETPICS Cuidado Circular, do PET-Saúde Equidade, e foi estruturada no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso da estudante de graduação em fisioterapia Letícia Portugal sob orientação da Professora Juliana Veiga.

A partir de uma trajetória de quatro rodas de conversa temáticas e estruturadas com estudantes do Campus Realengo relacionadas a questões diversas sobre saúde e bem-estar surgiu como proposta a construção de um espaço para descansar e dormir. E isso se tornou uma ação coletiva e institucional. Foi realizada então uma articulação com os Centro Acadêmicos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Farmácia – CAFISIO, CATO e DAFAR, além da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva – LASC. 

Do ponto de vista institucional, houve parceria da Direção Geral do CReal desde as primeiras reuniões, que ao longo do processo agregou a Direção de Apoio Técnico ao Ensino, a  Prefeitura, a equipe responsável pela manutenção e limpeza, a Coordenação Administrativa da Clínica-escola do IFRJ e um profissional da Reforma Elétrica em andamento no Campus na ocasião da organização da sala. Essa ação possibilitou o atendimento das diversas necessidades de adequação estrutural, de material e de fluxos de trabalho.

A Sala de Descanso e Sono do IFRJ CREAL está sediada na Sala 7D e está em funcionamento de segunda a sexta, das 12:30h às 13:30h, desde o dia 10 de novembro de 2025. Foram criadas regras para o uso da sala pelo próprio coletivo de estudantes. A principal regra sobre o que pode ser feito é descansar e dormir.

As regras de utilização do espaço estão situadas em um mural, na entrada da sala. Outro ponto fundamental tem relação com a organização e limpeza da sala. O espaço foi totalmente reorganizado para possibilitar uma ambiência adequada a propósitos distintos, como aulas, projetos e a prática consciente do descansar e do dormir.

“Descansar é um ato revolucionário de saúde”, disse Letícia Portugal, egressa idealizadora da Sala de Descanso e Sono. 

Por: Jessé Cardoso / Ass. Imprensa

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER É DE GRAÇA

FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA ZONA OESTE É DE GRAÇA !

Não fazemos spam!
Todos seus dados serão preservados.

Compartilhar: